sábado, 8 de agosto de 2009

Capitulo 16 - Seguindo em frente

Acredito que um das maiores dificuldades da humanidade em geral é seguir em frente com a vida.O encerrar o ciclo é doloroso, dificíl e exige nosso renascimento em todos os sentidos. As pessoas se prendem a um passado sem sentido, morto ,destrutivo por hábito e conforto. A grande verdade é que não somos perfeitos e muito menos eternos, e então, nada na vida é eterno.
É dificil mesmo. A gente se apega a coisas que foram boas para uma fase da vida e acha que tais coisas são boas para sempre, só que não são. A gente muda, o mundo muda e os sentimentos obviamente, mudam.

Por muitas vezes, ao longo da vida, carregamos cadáveres(fantasmas)nas costas que nos pesam mas não temos coragem de deixá-los por medo de arrepender-se,por medo de sofrer,por otimismo de as coisas mudarem e salvarmos a situação. por medo do futuro, ah o futuro...como ele nos assusta e nos faz querer se esconder na última gaveta do armário..."E se ninguém me amar?" "E se eu não achar alguém?" "E se eu não for feliz?" "E se eu descobrir que no fundo sempre fui sozinho?" "E se eu não conseguir?" são perguntas que nos fazemos quando temos que enfrentar qualquer situação que envolva o futuro, tanto pra relacionamentos quanto pra comprar uma casa. O Futuro não é tão pavoroso assim, true history.O Futuro é gracioso, bonito e nos dá esperança : ajuda a internalizar e externalizar o que passamos, guardando o necessário e descartando o que não nos serve - faz parte do nosso amadurecimento e é realmente assim que se segue em frente. E se ficássemos presos ao mesmo, como seriam nossas vidas?

Não existe final feliz, porque se existisse seria muito sem graça; o que existe são diversos finais- tristes ou felizes porque a vida é um circulo muito gigante e além. Vamos conquistando o que vamos plantando no nosso jardim,mudando as flores, mudando as estações e seguindo em frente.

Cada um tem uma maneira de lidar com término de fases e deixar o passado no seu respectivo lugar de várias formas: gritando e quebrando coisas materiais ou abstratas do passado, se vingando, utilizando outras pessoas como instrumento de infelicidade sem resolver seus problemas internos, gastando o dinheiro que não tem,comendo compulsivamente... não importa o que se faz, a realidade é que temos descobrir o que nos fará sofrer menos e o que nos fará sair de tal situação sem cortes. Temos que buscar a paz interior e seguir em frente.

Para encerrar esse post, deixo aqui um texto sobre desapego...

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.""

2 comentários:

  1. ahhhh como é dificil, sofrido... e esclarecedor encerrar ciclos... ter o amadurecimento e a força para encarar o fim e seguir em frente. Mas assim como é dificil é igualmente necessário, crescemos, aprendemos... e nos tornamos melhor.
    (Nathy! um amoooor o novo look do blog!!! bjoooos)

    ResponderExcluir
  2. Mas acho que a gente só encerra uma fase quando ela realmente termina.. Como vou explicar? É natural encerrar a fase. Porque não adianta a gente dizer "pronto, vou superar", se lá dentro a gente não tiver superado, sabe?

    ResponderExcluir

Comenta ai :)

Seguidores queridos e malucos!