segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Capitulo 13 - Bandidos e Vítimas

"I didn't say it was okay, no "
(Alice In Chains - Again)

A vítima é facilmente reconhecida: chora, reclama, se diz injustiçada e diz que deu o melhor de si. O monstro(quem sobrou por tabela da situação) é o bandido da história porque não fez a vontade da vítima. Não, não estamos mais no playground e ninguém tem que se fazer de vitima pq o amiguinho roubou o balancinho. It´s time to grow up.

Venho pensando muito sobre isso esses dias:quem exerce o papel de vítima e quem é o monstro de qualquer situação aleatória.
Quem me conhece certamente já ouviu falar na minha teoria bizonha de que qualquer situação, mais bizarra ou amena que ela seja, ela possui 3 verdades: a minha, a da pessoa envolvida e a externa.Quem nunca passou por uma situação de ser injuriado, injustiçado e ser nomeado como monstro sendo que você não fez nem metade do que dizem e automaticamente esse participante não se faz de vítima da história?Comum, muito comum.

A Bitchney Spears tem uma frase muito inteligente numa música(sim , isso é possível!) que diz assim: People can take everything away from you but they can never take away your truth,que no português bem bagaceiro quer dizer "As pessoas podem te tirar tudo mas elas nunca podem tirar a sua verdade".E é bem real isso, porque por mais que você erre, por mais que te rotulem, por mais que tu tenha sofrido com determinada situação, tu sabe ou então encontra tua verdade, vem o dia da libertação e é uma redenção tão gigante, mas tão gigante que tudo passa a fazer sentido: você fica de bem consigo, acerta teu score pessoal, tua auto-estima ressurge das cinzas e tu pára de arrastar o cadáver morto da situação que tu arrastava a sei lá quanto tempo. A minha verdade é a minha verdade. Eu sei meus motivos porque fiz isso ou aquilo. Eu não uso ninguém como válvula de escape para escutar ou gritar sobre os problemas.
Eu defendo a minha postura até o final, sou leal comigo.Existem consessões nas situações? Existem, mas não dependem da gente. E O MAIS LIBERTADOR DE TUDO, NÃO É PRECISO MOSTRAR AO MUNDO SUAS ESTRATÉGIAS E O TEOR DOS SEUS MOTIVOS, CABE A VOCÊ APENAS.

A grande realidade que perante a qualquer situação nós escolhemos em qual papel nós queremos atuar: ser vítima ou ser monstro...só que ai vai uma coisinha que eu descobri e não sei se vocêsleitores não concordam comigo: Não existe bandido e vítima , existem pessoas extremamente humanas(ou seja, normais e contraditórias)que agem do seu jeito. É estranho,porque vivemos julgando e somos naturalmente contraditórios porque já que não existe isso,insistimos em pegar o papel para sustentar uma situação.


Confesso que eu aprendi a não jogar nenhum dos pápeis para qualquer situação.Eu escolho o silêncio porque o silêncio é de ouro, já diria a Shirley Manson e tantos outros eaté porque o que eu penso ou deixo de pensar sobre algo que me envolva me diz só respeito e de mais NINGUÉM.Antes de bancar a vítima, seja guerreiro e pense sobre tudo e pense que cada um rege sua vida do seu jeito e que a gente colhe o que a gente planta.Vítimas sofrem sempre e não vivem suas vidas.

Como diria minha amiga Fê : SE LIBERTA DISSO. Libertem se porque a vida continua, don´t play anymore como vítima ou como monstro. Olhem para dentro de si e perguntem porque as coisas acontecem, e eu juro, elas não acontecem a toa. A gente tem a chance de todo dia evoluir um pouco e aprender a não sofrer. SE PRESERVE.SE CALE.NÃO MALTRATE O MUNDO PORQUE O MUNDO TE DEU UM TOCO GIGANTE.LUTE PELAS SUAS COISAS E DEIXEM OS OUTROS EM PAZ!

E ai, você é bandido ou vítima?

2 comentários:

  1. Bandido ou vitima??? não, não... eu prefiro VIVER!!! e não me permito ser vítima e a intenção tbm não é vitimizar ninguem... temos de viver da melhor maneira, o grande segredinho tu deu ai no teu post "ser leal a si mesmo" eu levo isso pra mim em todas as situações... bjoooos!!!

    ResponderExcluir
  2. "Não existe bandido e vítima , existem pessoas extremamente humanas"
    Essa história de bandido e vítima é longa e antiga, nos remete a dualidade bem X mal (ou luz X trevas) que até hoje faz parte de nossas vidas.
    Porém, creio que ser humano é justamente ser uma mistura de coisas boas e ruins, um pouco de egoísmo e de altruísmo. Nossas escolhas e nossa maneira de ser é que vão mostrar o que escolhemos viver, o quanto buscamos desenvolver.
    Portanto, não há opostos absolutos, mas sim elementos que se mesclam e se mostram conforme vamos vivendo e decidindo viver.

    Eu? Eu sou humano, demasiado humano...

    ResponderExcluir

Comenta ai :)

Seguidores queridos e malucos!